[ editar artigo]

A entrada do Oficial do Brasil no figital: o exemplo do Carrefour

A rede de supermercados Carrefour inaugurou nesse mês de março suas primeiras lojas 100% sem funcionários no Estado de São Paulo (cidades de São Paulo e São Bernardo do Campo), e com a estratégia de experiência figital (phygital), alinhando a experiência digital e a física.

Para adentrar a loja o cliente dever ter baixado previamente o aplicativo Meu Carrefour. Depois selecionar o ícone Scan & Go, o qual irá gerar um QR code que o cliente deverá aproximar da catraca ou na porta, pronto, a entrada estará liberada sua entrada à unidade.

Dentro da loja, com uma experiência sem interação presencial humana, o consumidor usa o próprio aplicativo para scanear os produtos de sua escolha, adicionando assim em um carrinho virtual, depois da compra, basta pagar no aplicativo com seu cartão de crédito, usar novamente o QR code para liberar a saída, e pronto! Teve dúvidas durante a compra? A empresa oferece suporte em tempo real via WhatsApp.

Tais lojas de modelo Scan & Go são denominadas Carrefour Express e pode conter até 800 itens, e se foco são nas compras do dia a dia. Por exemplo, a loja localizada no coworking CoW, no bairro do Brooklin, na cidade de São Paulo, com seus 60 m² tem seu foco para as compras antes e depois do expediente. A localizada condomínio residencial Domo Life e Prime, em São Bernardo do Campo, tem seu foco nas compras de itens sem regularidades, ou de emergência.

Essa é uma tendência da experiência figital e tem sido a grande novidade do varejo brasileiro, e promete revolucionar a forma que conhecemos, tanto do varejo tradicional, quanto do digital

Inovadores & Inquietos
Elizeu Barroso Alves
Elizeu Barroso Alves Seguir

Doutor e Mestre em Administração pela Universidade Positivo (PPGA-UP), Coordenador dos CST's Gestão Comercial e Varejo da UNINTER, Grande Secretário de Comunicação e Imprensa do Grande Oriente do Paraná.

Ler conteúdo completo
Indicados para você