Inovadores & Inquietos
Inovadores & Inquietos
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Accountability tem a ver com cuidar do próximo

Elizeu Barroso Alves
jun. 1 - 2 min de leitura
000

Accountability é uma palavra de origem inglesa sem tradução em nenhuma língua, pois apenas uma palavra é pouco para sintetizar o seu conceito que agrega valores universais.

Accountability é uma forma de ação que vai além de prestar contas, é uma ação moral de respeito na sociedade, seja no seio familiar, empresarial, religioso e público. É a importância de deixar clara as intenções e o bem fazer ao próximo. É ser responsável pelas suas ações, no sentido do que aventa Antoine de Saint-Exupéry em sua obra, o pequeno Príncipe, “Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas”.

Apesar de vivemos em nossa individualidade, nunca podemos esquecer que somos parte de algo maior, e que estamos todos conectados, para o bem e para o mal. Um político de má índole que superfatura uma obra está fazendo mal a todos em seu entorno, e a si próprio, visto que ao ser descoberto (e o será) irá perder todo o seu capital político acumulado até então.

A corrupção está nas pessoas, em todos os sentidos da vida, nos corruptos e nos corruptores, e nas mais diversas instituições que deveriam por zelo ao social se ater as práticas do bem, mas que sucumbem pelo atalho proporcionado pelo ‘jeitinho brasileiro’, de fazer as coisas pelo jeito mais fácil, e não necessariamente o jeito correto, assim como fizera chapeuzinho vermelho e seu atalho à boca do lobo.

É preciso coragem para fazer o bem, para se doar ao próximo, e não aceitar com naturalidade os maus feitos, que como câncer crescem silenciosamente no início, para muitas vezes se tornar um caminho sem volta. Se você é um líder, ou ocupa um cargo de liderança, saiba que, agir dentro dos preâmbulos do Accountability é uma obrigação moral.

Por exemplo, a questão não é respeitar os mais velhos, a questão é respeitar a todos, indiferente de suas particularidades. É saber que se o sinal estiver na cor vermelha, você não pode passar, nem se não tiver ninguém olhando, nem se não tiver nenhum carro vindo. É uma questão de respeitar, uma condição moral a qual devemos desenvolver em todos os momentos de nossa vida.

Assim, agir de acordo com os preceitos do Accountability é agir em prol do desenvolvimento de uma sociedade mais fraternal, justa e acessível.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você