Inovadores & Inquietos
Inovadores & Inquietos
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Nosso Mundo Mudou! (releitura de uma conversa antiga)

Nosso Mundo Mudou! (releitura de uma conversa antiga)
Renata Almeida
abr. 28 - 2 min de leitura
030

Sabe o tal do mundo VUCA? Ele nos ensina que nada pode ser escrito em pedra, muitas coisas e conceitos precisarão ser revistos após esse tal COVID-19.

Hoje, fui convidada a fazer a releitura de um texto que defini como "gostoso de ler".

O autor, Marcos Goes, me faz um convite: "olha só o texto que escrevi lá na época em que começamos a discutir o tal do Futuro do Trabalho".

O texto original Flexibilidade Cognitiva e o Futuro doTrabalho, traz a principal reflexão:

"... com pauta cheia de crenças limitantes, mas que foram desafiadas numa experiência que me levou para aquele caminho que faz com que todos os dias eu sinta frio na barriga junto com orgulho, simplesmente por ser EU e a minha flexibilidade cognitiva que eu jamais saberia que tinha."

 

E agora, querido amigo Goes, te digo:

E tendências do futuro, já não são só tendências tão distantes, são convites para agir no aqui e agora.

Ao reler uma reflexão sobre o futuro do Trabalho, os múltiplos papéis e a flexibilidade cognitiva, vemos um convite para o futuro que já é agora.
 
A flexibilidade cognitiva é a realidade. E nessa releitura [COVID-19] (e espero, pós COVID-19 também), precisamos nos redescobrir em múltiplas funções, simultâneas e não só relacionadas ao universo do trabalho, mas também no contexto familiar e social. Sim, o social mesmo dentro de casa tem o seu peso e valor!

Vejo na COVID-19 um convite a se experimentar em múltiplas funções (inclusive nas do trabalho). O que você realmente gosta de fazer? O que realmente te leva para algum lugar? E que lugar é esse no seu processo de autoconhecimento?

Muitos têm agora mais trabalho do que nunca. Mas outros, com carga horária reduzida - a partir de uma opção governamental sugerida, tem o convite para otimizar esse tempo e se descobrir. 

Por que não otimizar o tempo dedicado ao seu trabalho primário para descobrir mais uma das suas facetas? E ainda, quem sabe descobrir que nessa outra faceta há uma versão ainda melhor de você mesmo?

 

Sobre a autora

Renata Almeida vive para conectar pessoas e empresas ao Futuro do Trabalho. Provocadora de transformações, atua como  psicóloga  especializada em Adaptação e Transição de Carreira para o Futuro do Trabalho.

 


Denunciar publicação
    030

    Indicados para você