Inovadores & Inquietos
Inovadores & Inquietos
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Sentir é essencial para criar inovações que façam sentido!

Sentir é essencial para criar inovações que façam sentido!
Marina Sintética
mai. 6 - 4 min de leitura
040

Parece meio redundante esse título , não é mesmo ? 🤷‍♀️ Sentir para fazer sentido ? Pois é . . . Hoje quero refletir com vocês exatamente sobre essa redundância , que muitas vezes ignoramos como profissionais ( e também como indivíduos ) .

Como pesquisadora , trago na minha linha de Design um olhar filosófico , por isso estou aqui para te trazer uma reflexão muito simples , mas que com certeza pode inovar sua forma de pensar . Bora lá ? 🚀

Recentemente dei uma entrevista ao Martelo Podcast sobre UX  em que o Júnior me perguntou sobre o que eu pensava que todo designer deveria saber ou que sabe e não aplica . Minha resposta foi : liberdade criativa , porque está faltando sentindo ! Está faltando sentido porque muitas vezes criamos soluções que na realidade acabam gerando mais problemas . E hoje complemento pra vocês , que isso acontece especialmente porque vivemos um modelo socioeconômico desconectado dos nossos próprios sentidos .

Minha vivência como Designer de experiência se transformou completamente depois de iniciar um intenso processo de autoconhecimento através da prática disciplinada de meditação , que me auxiliou a reconhecer em mim mesma a enorme habilidade criativa através da clareza nos processos mentais . 🧘‍♀️

 

 

O que tudo isso realmente quer dizer ? Que sentar confortavelmente alguns momentos por dia com a intenção de observar meu próprio fluxo mental ( como fazer uma pesquisa de UX , mas em si mesmo saca ? 🤪 ) , me fez perceber que eu só poderia resolver minhas questões internas , sentindo as minhas questões internas . E aí sim , fazer escolhas diferentes e inovar os meus próprios comportamentos . 

Considero a própria meditação uma inovação . Adquirimos essas capacidades ( e muitas outras ) ao sentar para observar a nós mesmos , pois quebramos o padrão de estar sempre fazendo algo no mundo externo sem parar e de forma condicionada . Geralmente temos compromissos na nossa rotina que incluem muitas interações sociais e não nos dando a oportunidade de estar sozinhos simplesmente em silêncio .

Todos nós que trabalhamos com inovação , sabemos que as inovações são experiências experimentadas pelos nossos 5 sentidos . Te pergunto : o quanto você tem considerado esse aspecto na relação entre usuário e as interfaces na interação ? O quanto você tem considerado esse aspecto entre você aí dentro e mundo aqui fora ? 🤔

Percebo claramente que esse olhar , por mais simples que seja , transformou minha relação com as empresas, onde vivenciei por 12 anos projetos com muitos aprendizados . Desde nossa capacidade de resolver os problemas com inovações das formas mais simples até mesmo no planejamento ( praticamente ) perfeito dos projetos . Isso porque consideramos as experiências que já vivenciamos e o que estávamos sentindo naquele exato momento . Sempre , pra mim , os nossos sentimentos são o que há de mais precioso .

 

 

Na sala de aula , também percebo que esse olhar faz com que grande parte dos alunos se surpreendam sobre o que realmente é UX . Muitos deles estão acostumados a olhar somente para a área tecnológica e acabam esquecendo de considerar o " U " do UX , que é onde se encontra o grande ponto de atenção das inovações , na minha visão . 

No fim das contas , sempre vamos acabar falando sobre serviços , e serviços sobre relações . Então, sentir como estamos nos relacionando com os nossos próprios sentidos, pode (e deve) ser considerado ao projetar inovações que realmente façam sentido para aquelas pessoas que também estão se relacionando com outros serviços através dessas interações . 🤓

Pessoas sentem . Você é uma pessoa . Seu usuário é uma pessoa . UX é sobre pensar . UX é sobre pensar no que as pessoas sentem . E você , como se sente pensando sobre como as pessoas se sentem ? E você , como se sente agora nesse exato momento ?

Eu sou A Mar, assim falei ! Gratidão eterna por me ouvir e prosperidade pra nós hoje e sempre ! 🍀


Denunciar publicação
    040

    Indicados para você