[ editar artigo]

Robôs e Humanos, seria essa a nova definição de RH?

Robôs e Humanos, seria essa a nova definição de RH?

Alguns anos atrás uma colega de trabalho compartilhou em um talk na empresa que eu trabalhava a definição de Transumanismo. Palavra cheia de significado, mas que na realidade eu tinha só uma leve curiosidade. Passado dois anos, estou aqui estudando o que é essa pós era de transformação digital e cheguei ao tema sobre o futuro do trabalho. E adivinha só, o Transumanismo está por toda parte. 

O termo vem do inglês (Transhumanism), é conhecido pelas siglas “H+” ou “h+” e pensa o futuro a partir de duas premissas inter-relacionadas: a de que a espécie humana (como a conhecemos) pode estar em uma fase precoce de desenvolvimento e a de que variadas e crescentes tecnologias tendem a aumentar suas capacidades e possibilidades, desacelerar seu envelhecimento e, até, torná-la imortal. A ideia é que possamos criar versões humanas mais avançadas, melhorando a aparência física, inserindo novas habilidades, eliminando fraquezas, entre outros.

Pronto, agora cheguei nas séries sci-fi que são minhas prediletas e na mesma proporção assustadora. 


Dezenas de perguntas se formam para esse tema, contudo, gostaria de saber mais sobre como isso vai se desdobrar dentro das empresas, no dia-a-dia, naquela tal de cultura que come a estratégia no café da manhã. 

- Como será o relacionamento ético entre humanos e híbridos, avançados ou robôs?
- Para quem os robôs, híbridos ou avançados devem se reportar?
- Um robô recebeu ordens conflitantes de duas pessoas. Como ele deve reagir?
- O trabalho combinado entre humanos e avançados, híbridos e robôs será melhor que se feito individualmente por algum deles?
- Será que finalmente vamos re-humanizar o trabalho liberando os humanos para realizar coisas de maior valor? 

Com certeza voltarei a questionar esse tema com mais pessoas ao longo do ano. O que vem por aí? No que você acredita?

Para quem não teve a oportunidade de assistir o episódio "The Entire History of You" da série Black Mirror, tudo começa com um homem voltando de uma entrevista de emprego para um jantar. Os amigos que lá estão querem saber como foi a entrevista.

 

Food for thought:

https://pt.wikipedia.org/wiki/The_Entire_History_of_You

https://projetodraft.com/verbete-draft-o-que-e-transumanismo/

https://singularityhub.com/2016/10/04/hacking-our-senses-will-transform-how-we-experience-the-world/#sm.0001p3oi5grz2esksk22h6rle4lxr

http://www.isir.upmc.fr/UserFiles/File/chetouani/HRI_lecture_EthicalIssues.pdf

https://www.personneltoday.com/hr/automatic-people-hr-brings-robots-humans-together/

 

 

Humanidade

Inovadores & Inquietos
Marcos Daniel Goes
Marcos Daniel Goes Seguir

Digital Transformation leader with a demonstrated history of working in the information technology and food & beverages industry.

Ler conteúdo completo
Indicados para você