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O consumo figital e os Baby Boomers: o desafio da integração das experiências reais e virtuais do Varejo

Elizeu Barroso Alves
mar. 22 - 2 min de leitura
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O figital ou phygital é a estratégia das empresas de varejo de integrar o mundo real e o virtual para propiciar a melhor experiência do consumidor. E, em um mercado tão heterogêneo, as empresas precisam atuar para atender todas as gerações, principalmente os Baby Boomers que foram lançados ao consumo digital por conta da pandemia de Covid-19.

São parte dos Baby Boomers os consumidores nascidos entre 1945 e 1964, que estão na faixa etária dos tem hoje entre 55 e 75 anos de idade, e não são nativos digitais, e que aliás, estão a pouco descobrindo o consumo digital, como fazer a compra em um supermercado e receber suas compras no conforto do seu lar.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no Brasil existem mais de 28 milhões de pessoas com 60 anos ou mais. Nesse cenário, as empresas de um modo geral devem se antenar para melhor compreender e atender esse público, que com certeza, está muito aberto a experimentação, como fazer parte de algum clube de vinho online, ou fazer uma nova graduação online.

Por exemplo, dados da Integrar Gerações, de Porto Alegre/RS, que entrevistou 459 pessoas com mais de 50 anos por todo o país, apontam que a participação desse público em aulas online subiu de 22% para 53% por conta da pandemia de Covid-19, e ainda 45% responderam que pretendem seguir realizando atividades onlines após o final da pandemia.

Nessa mesma pesquisa é destaque ao uso das redes sociais por esse público, tendo o WhatsApp, Facebook e Instagram como as ferramentas mais utilizadas.

Diante desse parâmetro, as empresas devem criar estratégias mercadológicas que possam criar no consumidor a experiência online e presencial, que possa ser eficaz em aumentar o relacionamento entre consumidores e empresas. Principalmente em um público que está descobrindo o consumo online. Dica: ao enviar um produto que o cliente comprou online, envie um bilhete escrito a mão, agradecendo a compra. Com certeza, esse tipo de ação que lembra que por traz de toda a tecnologia ainda há um ser humano tem tudo para dar certo.


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